TEMAS

Home

/

Temas

Image

ANO NOVO

17-Jun-2023

By: Biblia em Bytes

01 Comentários

"E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor". (Lv 23:23-25)

  • O Fundo Histórico:

  • Um dos fatos fascinantes sobre o feriado de Rosh Hashanah, é que ele é considerado o "Ano Novo".
    A verdade é que esta data ocorre no sétimo mês no calendário anual. Será que alguém fez um cálculo desastroso?

    O ano bíblico começa na primavera do mês de Nissan (Ex 12.2). Há uma certa lógica nisso. É o início da época da colheita. Entretanto os rabinos dão um significado especial ao primeiro Shabat do ano (é o primeiro dos feriados nacionais) que eles consideram como o Ano Novo "espiritual".

    Aqui o nome muda também. Biblicamente conhecido como Yom Teruah (O Dia do Sonido / Festa das Trombetas), o segundo dia de Tisrih começou a ser chamado de Rosh Hashanah, o principal dia do ano.

    O propósito deste feriado é relembrado numa palavra – reunião. Desde que ao feriados chamam-nos a comunhão, para termos uma fé pura em Deus, Rosh Hashanah vem para representar o dia do arrependimento.

    É o dia quando o povo de Israel avalia sua condição espiritual e faz as mudanças necessárias para garantir que o recém-nascido ano será agradável diante de Deus.

    O dia de Rosh Hashanah é tão importante que, de fato, o que prefacia o mês hebreu de Elul traz um sentido santo em si só. Os rabinos enfatizam que o quarto dia de Elul até o primeiro dia de Tishri (Yom Kippur) deva ser um período especial de preparação.

    Isto esta baseado na crença de que foi no primeiro dia de Elul que Moisés subiu ao Monte Sinai para receber o segundo conjunto das Tábuas da Lei e que ele desceu no Yom Kippur.

    Nas sinagogas o shofar, um chifre de carneiro, é tocado para alertar ao fiel que a hora do arrependimento se aproxima. Muitos ortodoxos tomam banhos especiais (Hebraico, tevilha mikveh), simbolizando a pureza destes dias.

    Desde que o tema em Rosh Hashanah é arrependimento, a observação do feriado traz uma característica sombria, já quando sugere-se a esperança por causa do perdão de Deus.

    Na casa dos judeus tradicionais, o entardecer inicia-se com um jantar festivo com os pratos costumeiros. Então termina-se na sinagoga com o culto da noite. Uma boa parte do dia seguinte é gasto em oração e adoração.

    A liturgia, música e orações enfatizam o tema periódico do arrependimento, voltando-se sempre para Deus. Desde que este dia é um shabbat , a maioria do povo judeu deixa os trabalhos ou estudos para observar este dia corretamente.

    Nos grupos tradicionais, o entardecer de Rosh Hashanah é gasto num banho com água (no oceano, lago ou ribeirão) observando-se os antigos cultos, Tashlich. A palavra deriva-se de Miquéias 7:19 onde o profeta diz: ...e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar".

    Para ilustrar esta bela verdade, o povo lança pedaços de pão ou seixos na água e se regozijam nas promessas de Deus do perdão. Com estes temas em mente é costume na comunidade judaica enviar cartões de felicitações para a família e amigos com desejos de um Ano Novo abençoado.

    O costume mais notório é o toque do shofar, a trombeta mencionada nos textos bíblicos. O shofar é tocado na sinagoga com quatro diferentes notas: tekia (clangor), shevarie (notas tristes), teruah (alarme) e tekia gedohah (o grande clangor).
    Estas notas nos trazem lições espirituais. Os rabinos observam que o shofar era usado antigamente para aclamar um rei.

    Então, também em Rosh Hashanah todo o Israel é chamado para aparecer diante do Rei dos Reis em antecipação a um julgamento pessoal. Também freqüentemente na Bíblia o shofar era tocado para reunir as tropas para a batalha (ver Js 6).
    Neste caso, o shofar é nosso despertamento, um alarme que nos chama para um tempo determinado.

  • O cumprimento profético:

  • Como em todas as festas bíblicas, é tão profético quanto histórico o significado de Rosh Hashanah. Muitos rabinos clássicos vêem uma conexão entre Rosh Hashanah como um dia santo de livramento e o Messias que será o agente do livramento. Por exemplo, num escrito do oitavo século encontramos o seguinte comentário:

    "O Messias bem Davi (filho de Davi), Elias e Zorobabel, paz sobre eles, virão sobre o Monte das Oliveiras. E o Messias ordenará Elias no toque do shofar. A luz dos seis dias da criação retornarão e serão vistas, a luz da lua será como a luz do sol, e Deus enviará completa cura sobre o Israel ainda doente. O segundo toque que Elias dará fará os mortos ressuscitarem. Eles sairão das sepulturas e cada um reconhecerá seu companheiro, e também seu marido e esposa, pai e filho, irmão e irmã. E virão ao Messias dos quatro cantos da terra, do leste e do oeste, do norte e do sul. Os filhos de Israel voarão nas asas das águias e virão para o Messias..." (Ma’ase Daniel como citado em Patai, pg. 143).


    Image

    Administrador

    Deixe seu comentário sobre o assunto, ajude a melhorar o site. Obrigado!

    Comentário

    God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex