TEMAS

Evangelistas
09-Jun-2025
By: Toni Campos
01 Comentários
O que significa ser Evangelista?
A enciclopédia livre "Wikipédia" diz que é sobre os autores dos Evangelhos. Para divulgação dos Evangelhos por pessoas que possam se identificar como evangelistas. Para divulgação pública do conteúdo da Bíblia, incluindo os Evangelhos.
Diz também que na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são:
Também fala que eles são chamados de "evangelistas", uma palavra que significa "aquele que proclama boas notícias", porque seus livros contam a "boa nova" ("evangelho") de Jesus. Além de seu uso em Efésios, o termo é também aplicado a Filipe e a Timóteo, como uma exortação.
Mas temos que esclarecer um erro existente no meio cristão à respeito do que é evangelho e que tem direcionado o meio evangelistico a graves erros doutrinários.
Vamos começar dizendo que os quatro primeiros livros do Novo Testamento não são evangelísticos pelo fato de que na lingua original em que foi escrita, a grega, esses livros são tidos como "Relatos" ou "αναφορά" por conta de se referirem a uma narrativa ou a um histórico sobre Jesus e, assim sendo, o que lemos nesses livros é sobre a vida de Jesus enquanto entre nós e uma narrativa histórica de acontecimentos.
O livro Atos dos Apóstolos, semelhantemente, também não é um livro evangelístico e sim uma narrativa dos atos dos apóstolos após a "morte" de Jesus bem como o livro do Apocalipse que narra o final dos tempos.
O que é ser evangelista ou quais seriam os livros evangelísticos da Bíblia?
Vamos começar relembrando um acontecimento narrado em Atos 22 quando Saulo, depois chamado de Paulo, foi preso por acusações de incitar o povo contra as leis e contra o que se praticava em Jerusalém. Paulo começa sua narrativa na língua hebraica, a lingua falada pelos principais na cidade e, portanto, respeitada pelos líderes como lingua mãe e também de todos os escritos(livros) do Velho Testamento(Atos 22:2).
Inicialmente fala sobre sua condição de ser um judeu por nascimento (Atos 22:3) e de ter perseguido os que eram contrários à lei dos ancestrais pregada nos templos e sinagogas por todos os sacerdotes da época (Atos 22:4-5) e narra também seu encontro com Jesus, o Ressuscitado, em Atos 22:6-9.
Após estes fatos Paulo fala da instrução que teve durante esse encontro sobrenatural e sobre o que ele deveria fazer com tudo aquilo que viu e ouviu da boca do próprio Jesus como segue:
"...O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca, pois lhe serás, diante de todos os homens, testemunha das coisas que tens visto e ouvido." (Atos 22:14-15)
Também foi dito a Paulo para quem ele deveria falar e levar essas visões que teve:
"...Vai, porque eu te enviarei para longe, às nações...”. (Atos 22:21)
Após essa prévia, devemos entender que Paulo é o verdadeiro Evangelista e Apóstolo separado para pregar aos gentios e, como tal, observarmos que o verdadeiro evangelho está nas 13(treze) cartas que ele direcionou às várias igrejas e irmãos ao seu redor, lembrando que ele não pregava a judeus e sim aos gentios o que gerou muitas controvérsias entre os apóstolos e culminou na sua separação do grupo e levar seu ministério para outras regiões e outros povos.
A palavra "apóstolo" é utilizada na Bíblia para se referir aos discípulos de Jesus Cristo. O termo grego "apostolos" é utilizado mais de oitenta vezes no Novo Testamento, principalmente nos escritos de Lucas e Paulo.
Lucas diz que o nome apóstolos foi dado aos doze por Jesus Cristo, e em mais quatro passagens o emprega a respeito dos discípulos. Em cada um dos outros Evangelhos(Relatos) o termo ocorre uma só vez.
De fato se observarmos bem, os quatro primeiros livros são narrativas de acontecimentos, até porque Jesus tinha vindo para os Seu povo, nascido entre eles e andando com eles. E, graças a incredulidade deles, tivemos acesso à Palavra de Deus através de Paulo (Hebreus 4:2).
Paulo recebeu um chamado claro de Deus para ser o apóstolo dos gentios, e sua missão foi confirmada por Jesus: "Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios, seus reis e o povo de Israel" (Atos 9:15).
Sua preparação para a missão incluiu anos de aprendizado e meditação sobre as Escrituras à luz de Cristo. Apesar de inicialmente pregar aos judeus, Paulo se voltou principalmente aos gentios, como registrado em Atos 13:46:
"Visto que vocês rejeitam a palavra de Deus, agora nos voltamos para os gentios."
Conclusão:
Quando abrirmos a Bíblia para leitura devemos trocar a palavra "Evangelho" por "Relato" e , desta forma, o conteúdo ficará mais claro.
Então teremos "Relato de Mateus", "Relato de Marcos", "Relato de Lucas" e "Relato de João" conforme o original grego pois os quatro falam, sob a ótica de cada um deles, o que e como Jesus fez suas maravilhas e milagres bem como quais foram suas instruções aos seus eleitos(gentios predestinados) e escolhidos(judeus).
Com esta explanação agora podemos realmente identificar o que é ser evangelista e quais são "as boas novas" que devem ser proclamadas aos cristãos, e não simplesmente fazer uma narrativa sobre Jesus, o Cristo, e suas obras.
E a grande boa-nova é a salvação através de Jesus. Jesus é Deus, que veio na forma de homem à terra para morrer pelos nossos pecados.
Agora quem se arrepende de seus pecados e recebe Jesus como seu Senhor e Salvador não será condenado, mas terá a vida eterna.
"Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram." (Hebreus 4:2)
Fontes: (Wikipédia; Biblia)
Se gostou comente!
Agradecemos!
"Graça e Paz!"
Toni Campos

God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex