TEMAS

Home

/

Temas

Image

Leão ou Cordeiro?

17-Jun-2023

By: Biblia em Bytes

02 Comentários

A Palavra Profética é mesmo fascinante!

Ela às vezes parece contraditória e paradoxal. Mas é essencialmente Divina e, como tal, fidedigna e totalmente confiável.

No entanto, é preciso desvendá-la para compreendê-la com perfeição.

E é exatamente nesta busca por descobrir os segredos da palavra profética que se constitue a essência Bíblica projetada por Deus, que sempre nos deixou enigmas, para privar-nos da acomodação e incentivar-nos a crescer, buscar mais e avançar.

Um exemplo sublime diz respeito à esperança messiânica de Israel.

Desde os tempos antigos a grande expectativa judaica é a chegada do "Grande Rei", o Messias prometido, o Ungido Profeta sucessor de Moisés.

A fé do povo judeu, passada de geração para geração, garante que Ele trará um novo tempo, onde a paz e a unidade entre os homens serão um fato e onde a Nação de Israel encontrará a sua redenção e libertação completas, sob um governo justo e com poderes que alcançarão todo o mundo.

Diante destas características, o olhar repousa, naturalmente, sobre o "Leão da Tribo de Judá", ou seja, o Forte e Poderoso Rei, descendente de Davi e, portanto, da linhagem real e da mesma Tribo israelita - Judá.

Ainda nas Escrituras Hebraicas de Gênesis já encontramos a Sua vinda profetizada:
"Judá é um leãozinho. Subsiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos." (Gn 49:9,10).(Grifo nosso)

E é assim que anos após anos os judeus aguardam a chegada desse majestoso Rei, vencedor e vindo para vencer, com autoridade e poder. Porque esse "Ungido" lhes foi prometido pelo Eterno e, com estas características, ainda não se manifestou.

Por isso eles ainda o aguardam e por Ele anseiam e oram, porque reconhecem a necessidade de um Governo totalmente inspirado por Deus, para reger com justiça a humanidade.

Por outro lado, nós, crentes em Jesus (Yeshua) afirmamos com segurança que o Messias já veio e que voltará, para então reinar triunfantemente, não só sobre a Nação de Israel, mas sobre toda a Terra.

E Ele é, sem dúvida, o Cordeiro de Deus que veio para nos purificar de todo o pecado, através do seu sangue derramado por nós, numa morte vicária, como desde o início foi profetizado por Abraão, Moisés e Isaías:
"Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho." (Gn 22:8).

"Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a páscoa. E imolará o cordeiro no lugar em que se imola a oferta pelo pecado e o holocausto, no lugar santo."(Êx 12:21 e 14:13).

"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca." (Is 53:7).

No entanto, ao lermos o Livro de Apocalipse com atenção, encontamos ali uma outra característica do Messias, diferente deste "Manso Cordeiro" que morreu por nós.

O retrato descrito por João, em sua visão, é de um: "filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã banca, como a neve; e os Seus ohos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. Tinha ele na sua destra sete estrelas e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades." (Ap 1:13-18).

Que visão! Esta é, sem dúvida, a visão de um Rei, Poderoso e Triunfante.
E é João mesmo, ainda em Apocalipse, que nos confirma quem é este, não só dizendo que é o que foi morto (o cordeiro), mas que também é o Rei, descendente de Davi, vencedor:
"Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor." (Ap 5:12).

"E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis que o Leão da Tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os seus sete selos" (Ap 5:5). (Grifo nosso).

O que dizer, então? No desfecho da história da humanidade, o mesmo Messias esperado pelos judeus aparece para os crentes em Jesus (Yeshua), na mesma forma: um Rei, da Tribo de Judá e com características de Autoridade, Governo e Poder.
O que isso significa? Jesus é Cordeiro ou Leão?

É aí que encontramos os maravilhosos desígnios de Deus: Ele prometeu um Leão. E os judeus estão certos em esperar por Ele.

Mas um leão não pode governar sem conquistar o Seu Reino. Ou seja: sem súditos, não há governo. Sem nação, não há chefe da Nação. Sem liderados, não há líder...

Isso significa que, para o Leão reinar e governar, ele precisava primeiro formar um povo, separá-lo, prepará-lo e arregimentá-lo para reinar com Ele, no seu Governo intencionalmente participativo e não autoritário.

E foi então que tudo começou!

O projeto Divino inicial ao criar o homem e colocar sobre ele o domínio sobre a Terra foi exatamente estabelecer aqui um Reino, onde Ele, o Eterno Nosso Deus, é o Senhor Absoluto e os homens os seus cooperadores.

Esse era o Plano inicial. E esse continua sendo o Plano Divino, que, por ser Divino, é eterno e irreversível.

Por isso o pecado do homem não o anulou. E foi assim que toda uma história foi projetada por Deus para capacitar o Ser humano caído a voltar ao Reino e a reinar com o Pai.

Por isso a visão profética dada a Israel de um Reino Messiânico.

E pela mesma razão, a redenção dada a Israel através do sangue do Cordeiro, que purifica e capacita a ser cidadão do Reino. Porque o Leão é o fim, o alvo, o objetivo. Mas o Cordeiro tinha que vir primeiro, para dar lugar ao Governo do Leão.

É tudo muito simples: Deus, o Rei do Universo, quer o Seu governo de Amor e Justiça sobre a Terra. Porém, diante do facasso dos seus cooperadores aqui em estabelecer este Seu Governo, Ele envia seu representante, homem, para ocupar o lugar de governante num lugar que foi dado ao homem, para que ele exercesse aqui um governo de amor e justiça (por isso ele tinha que ser um homem).

Mas esse representante avalia e reconhece: "Há muitos que até querem reinar conosco. Mas não conseguem. Descumprem as ordens e os preceitos do Reino e são despreparados para reinar ao nosso lado. Mas quero ajudá-los. E, por certo, precisarei ensiná-los e capacitá-los. Mas se me apresentar a eles como um Leão, correrão assustados..."

E então o Cordeiro entra em cena no palco do mundo. E Ele se identifica, se iguala e ensina, na viablilidade humana, e não na inatingível Divindade. Ele orienta sobre o que era necessário. E dá a sua vida para a redenção humana, purificando pelo não cumprimento das Leis do Reino e capacitando a cumpri-las, além de treinar o seu exército a reinar com Ele. E o Leão, pois, já não assustará!

Há muitas e preciosas verdades por trás de todas estas afirmações. Mas queremos agora frisar dois pontos:

  • 1) Os Judeus estão certos: O Leão é o alvo Divino. O Reino Messiânico é o grande Projeto de Deus e a grande necessidade de toda a humanidade. Mas... sem passar pelo Cordeiro, jamais conseguiremos ver o Leão e reinar com Ele.

  • 2) Os seguidores de Jesus (Yeshua) estão certos: o Cordeiro foi dado por Deus para a redenção de toda a humanidade.
    E só por ele nos tornamos dignos do Reino de Deus.

    Mas... será que não nos esquecemos de esperar o Leão, em toda a Sua autoridade, e de reconhecer que a sua face e postura não serão mais a de um Cordeiro?

    E será que estamos preparados para nos apresentarmos diante Dele e com Ele governar?

  • E então concluímos que a nossa salvação, Jesus (Yeshua), é Cordeiro e é Leão.
    E ambos, juntos, são indispensáveis para a nossa redenção final.
    Para quem estamos olhando? Só para o Cordeiro? Ou só para o Leão?

    "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." (Ap 22:14)

    "Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como o leão." (Pv 28:1)

    Fonte: (A Bíblia em Bytes online)

    Se gostou comente!
    Agradecemos!

    "Graça e Paz!"
    Toni Campos

    Image

    Administrador

    Deixe seu comentário sobre o assunto, ajude a melhorar o site. Obrigado!

    Image

    Priscilla

    Reflexão interessante sobre a figura do leão e do cordeiro relacionados a Jesus. Nunca tinha visto antes, este tipo de relação. Já tinha ouvido falar sobre lobo em pele de cordeiro. Parabéns!

    Comentário

    God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex