TEMAS

Home

/

Temas

Image

O Rock e a Bíblia

31-Dez-2024

By: Toni Campos

01 Comentários

  • As músicas que você não sabia que tinham inspiração religiosa

  • A inspiração para escrever canções não conhece limites. De fato, ela pode vir de inúmeras fontes, incluindo a Bíblia.

    Embora muitos dos artistas e bandas listados nesta galeria não sejam seguidores de uma fé específica, muitos foram ao Livro Sagrado para encontrar iluminação para suas músicas. Desde citações bíblicas literais, até letras inspiradas em referências bíblicas, nesta galeria você encontrará de tudo.

  • 'Creeping Death' - Metallica

  • 'Creeping Death' pode ser encontrado no álbum 'Ride the Lightning', do Metallica, de 1984. A letra dá voz ao Anjo da Morte descrito no Livro do Êxodo, que foi enviado por Deus para matar os primogênitos dos egípcios.

    O vocalista James Hetfield, inspirado no filme de 1956 'Os Dez Mandamentos', escreveu letras para a canção. Alguns dos quais dizem "Escravos, hebreus, nascidos para servir o faraó / Cuidado com cada palavra dele, viva com medo / Então que seja escrito, então que seja feito / Para matar o filho primogênito do faraó / Eu sou a morte assustadora."Original: "Slaves, Hebrews, born to serve to the pharaoh / Heed to his every word, live in fear / So let it be written / So let it be done / To kill the first born pharaoh son / I'm Creeping Death."

  • 'Monte Castelo' - Legião Urbana

  • Renato Russo escreveu essa canção em 1989 e ela se tornou um dos grandes sucessos da clássica banda. Sua letra mistura passagens bíblicas com versos do poema '11º Soneto' de Luís de Camões. O trecho: "Ainda que eu falasse / A língua dos homens / E falasse a língua dos anjos / Sem amor eu nada seria / É só o amor! É só o amor / Que conhece o que é verdade / O amor é bom, não quer o mal / Não sente inveja ou se envaidece" é uma adaptação do livro 1 Coríntios 13:1.

  • 'Get Out of Your Own Way' - U2

  • U2 é um grupo cristão conhecido, então talvez uma referência bíblica não seja uma surpresa. Esta canção em particular foi inspirada no Sermão da Montanha, como descrito em Mateus 5:3-11.

    As letras incluem versos como: "Bem-aventurados os arrogantes: pois deles é o reino de sua própria companhia / Abençoados são os superstars: pois na magnificência de sua luz entendemos melhor nossa própria insignificância / Bem-aventurados os podres de ricos: pois você só pode verdadeiramente possuir o que você dá, como sua dor".

    Original: "Blessed are the arrogant: for theirs is the kingdom of their own company / Blessed are the superstars: for in the magnificence of their light we understand better our own insignificance / Blessed are the filthy rich: for you can only truly own what you give away, like your pain."

  • 'The Writing on the Wall' - Iron Maiden

  • Esta canção das lendas inglesas do heavy metal é inspirada no Livro de Daniel do Antigo Testamento.

    Mais especificamente, na história da Festa de Belsazar (Daniel 5:1,30).

  • 'The Calling' - The Killers

  • Esta canção foi inspirada na famosa pintura de Caravaggio 'A Vocação de São Mateus', que por sua vez se inspirou no Evangelho(Relato) de Mateus.

    Tanto que a banda pediu ao ator Woody Harrelson para ler Mateus 9:10-12 para a canção.

  • 'Take Up Thy Stethoscope and Walk' - Pink Floyd

  • Esta canção, que pode ser encontrada no álbum de 1967 'The Piper at the Gates of Dawn', é inspirada em um dos milagres mais famosos realizados por Jesus no Novo Testamento.

    Este milagre específico está descrito em João 5:8. Jesus cura um homem paralítico que está sentado em um tapete há anos. A banda se inspirou no Livro do Eclesiastes para seu icônico álbum de 1973 'Dark Side of the Moon'.

  • 'Adam's Apple' - Aerosmith

  • Não é difícil descobrir do que se trata essa música de 1975 do Aerosmith, certo? Sim, é inspirado na história da Expulsão do Paraíso de Adão e Eva.

    As letras de Steven Tyler contêm versos como "Man he was believer/ Lady was deceiver / So the story goes but you see / That snake was he / She just climbed right up his tree."

    Que em português seria: "Cara, ele estava crente / A Senhora enganou / E assim a história segue, mas você vê / A cobra era ele e ela apenas escalou sua árvore até o topo."

  • 'The Fallen' - Franz Ferdinand

  • Esta canção é inspirada na vida de Jesus, como descrito nos Evangelhos. A reviravolta é que a figura bíblica é reimaginada como um personagem escocês.

    A canção é sobre "o que ele [Jesus] faria e sobre imaginá-lo voltando e transformando os ricos em vinho e bebendo-os, andando entre nós e talvez se envolvendo com Maria Madalena", explicou o vocalista da banda, Alex Kapranos.

  • 'Rock of Ages' - Def Leppard

  • Esta canção pode ser encontrada no álbum de 1983, 'Pyromania', dos roqueiros britânicos. O vocalista Joe Elliott contou a história de como a música surgiu.

    "Deixamos alguém usar o estúdio na noite anterior e a pessoa realizou uma sessão de estudos bíblicos. Uma Bíblia foi deixada no estúdio aberta no hino 'Rock of Ages', que traduzido significa 'A Pedra das Eras'(Ezequiel 28:13-14). Então, eu peguei e comecei a cantar", disse Elliott.

  • 'Prodigal Son' - The Rolling Stones

  • Esta música não é original dos Stones. Foi escrita pelo guitarrista e cantor de country-blues "The Reverend" Robert Wilkins.

    A parábola do filho pródigo pode ser encontrada no Evangelho de Lucas, mais especificamente em Lucas 15:11-32.

  • 'Adam Raised a Cain' - Bruce Springsteen

  • Esta faixa do álbum 'Darkness on the Edge of Town' de Springsteen de 1978 é inspirada no relacionamento dos irmãos Caim e Abel, como descrito na Bíblia.

    No entanto, Springsteen se aprofunda nos meandros da dinâmica familiar e como Caim era de alguma forma um subproduto de seu pai, Adão.

  • 'Highway 61 Revisited' - Bob Dylan

  • Bob Dylan nasceu e cresceu judeu. Mesmo ele tendo se convertido ao Cristianismo por três anos (de 1979 a 1981), esta canção foi lançada em 1965, enquanto ele estava (de acordo com alguns críticos) tentando chegar a um acordo com sua herança judaica.

    Assim como a canção de Cohen, essa música também é sobre Isaac. A letra, num estilo bem Bob Dylan, contém versos como "Oh Deus disse a Abraão: 'Mate-me um filho'(Gn 22:2) / Abe diz: 'Cara, você deve estar brincando comigo'.

    "Original: "Oh God said to Abraham, 'Kill me a son' / Abe says, 'Man, you must be puttin' me on'."

  • 'The Prophet's Song' - Queen

  • Esta música com mais de oito minutos foi escrita pelo guitarrista Brian May e pode ser encontrada no álbum 'A Night at the Opera' de 1975.

    May escreveu a canção depois de ter um sonho sobre um desastre natural, como uma inundação inspirada no Antigo Testamento. A música também faz referência à história da Arca de Noé (Gênesis capítulos 6 a 9).

  • 'Turn! Turn! Turn!' - The Byrds

  • Interpretada pela primeira vez pelo grupo folk The Limeliters em 1962 (sob o título 'To Everything There Is a Season'), esta canção de 1965 atingiu o número 1 na Billboard Chart dos EUA quando foi lançada pelo The Byrds.

    A faixa tinha uma mensagem anti-guerra e raízes bíblicas. Mais especificamente, a canção pegou linhas emprestadas do Livro de Eclesiastes do Antigo Testamento.

  • 'Story of Isaac' - Leonard Cohen

  • Esta canção de Leonard Cohen de 1969 tem um título bíblico bonito e é mesmo sobre a história bíblica de Abraão sendo comandado por Deus para sacrificar seu filho, Isaac. (Gn 22:2)

    A reviravolta é que Cohen dá a Isaac uma voz nesta canção, que não é destaque na história original do Antigo Testamento.

  • 'Shadrach' - Beastie Boys

  • O famoso trio de hip-hop de Nova York lançou esta faixa em 1989. 'Shadrach' conta a história dos três hebreus Sadraque, Mesaque e Abednego mencionados no Livro de Daniel.

    Os três homens se recusaram a adorar a estátua construída pelo Rei babilônico, Nabucodonosor. Dá para entender como três rebeldes podem inspirar o trio de rap (que, por acaso, tem herança judaica), né?

    Importante saber que a Bíblia não condena o "rock" ou outro gênero musical, até porque não existiam na época, mas insentiva a usar instrumentos musicais para adoração como está escrito no Salmo 150, versículo 3 que é um dos salmos de louvor mais conhecidos da Bíblia.

    O salmo diz “Louvai ao Senhor com sons de trombeta; louvai-o com harpa e lira”.

    Agora, de que forma os instrumentos são usados atualmente, e para que, já é outra história.

    Fontes: (Far Out Magazine; Ultimate Classic Rock; Billboard; Metal Hammer; Spin Magazine e Grunge)

    Se gostou comente!
    Agradecemos!

    "Graça e Paz!"
    Toni Campos

    Image

    Administrador

    Deixe seu comentário sobre o assunto, ajude a melhorar o site. Obrigado!

    Comentário

    God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex