TEMAS

Home

/

Temas

Image

Unidade Igreja-Israel

18-Jul-2023

By: Biblia em Bytes

01 Comentários

  • Necessidade Urgente

  • Estamos no limiar do retorno do Nosso Redentor. E, sem rodeios, quer queiramos, quer não, a volta do Messias de Israel, Yeshua(Jesus), depende da unificação Israel-Igreja.
    - Porque Ele vem buscar uma só esposa, mas quem é ela, senão os redimidos - E quem é Povo de Deus na terra senão os eleitos em Abraão, quer por herança física, quer por herança espiritual?

    Isso está bem claro, diante de nossos olhos, e quem quer ver enxerga:
    - Quem adora o Único e Verdadeiro Deus, o Criador do Céu e da terra, o Deus de Israel?
    - O Povo Judeu e a Igreja Cristã verdadeira.
    - Quem crê nos princípios básicos de amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo com a si mesmo?
    - Israel e a verdadeira Igreja de Yeshua(Jesus)!
    - Quem, em toda a história, foi até hoje chamado de povo e Deus?
    - O Povo Judeu e a verdadeira Igreja!
    - Quem se alegra com a esperança do Messias, o Ungido de Deus, que trará paz e um novo tempo onde a justiça reinará?

    O Povo de Israel e a Igreja de Yeshua(Jesus).
    - Quem é o povo que mais provou e tem provado o poder de Deus e ao mesmo tempo é o mais perseguido e injustiçado?
    Os judeus e os cristãos verdadeiros.
    - O que dizer, então, sobre a importância da unidade Israel Igreja?

    Em Efésios 2 está escrito:
    "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito".

    Isso implica que em Yeshua(Jesus), o Messias de Israel, não há barreiras entre gentios e judeus. Mas quem tem a presença viva de Yeshua(Jesus) hoje, senão a verdadeira Igreja (Corpo do Messias), que é composta em sua maioria (porque também há judeus no meio dela) por gentios conversos ao Messias Yeshua(Jesus)?

    Portanto é ela, a Igreja Gentílica, quem deve tomar as iniciativas de um relacionamento correto, sem preconceitos, mas também sem exageros, pois os judeus, apesar de povo eleito em Abraão, são sujeitos a falhas e "às mesmas paixões que nós" e, como nós, carecem da Redenção Messiânica em Yeshua(Jesus) e de todo o processo restaurador que ela traz e de avançar, também, para os propósitos originais de Deus na Criação.

    Em outras palavras, há uma necessidade de troca de bençãos dos dois lados e, nem a arrogância cristã pode nos fazer tão orgulhosos, a ponto de acharmos que não temos nada a aprender com eles, que receberam antes de nós a revelação divina, nem a nossa excessiva simplicidade pode nos fazer crer que eles são como que "objetos sagrados", apesar da emoção que muitos de nós podemos provar diante de uma Nação de Israel restaurada ou de um judeu que crê no Messias Yeshua.

    O que importa, pois, é que busquemos esta unidade e entendamos que esta é uma atitude não só de bondade e exemplo como verdadeiros seguidores de Yeshua(Jesus), mas uma posição de reconhecimento de que Deus colocou o Seu Nome sobre Israel e está em tempo de reivindicar a Sua glória sobre esta Nação e que, como parte do Seu povo, temos mesmo a obrigação de sermos um com Israel.

  • As Bodas e a Noiva Preparada

  • Em todas as Escrituras vemos Deus tratando a Israel como a Sua esposa e a Igreja como a Esposa do Cordeiro, Yeshua.
    Isso nos mostra que a intenção do Eterno, em todos os tempos, é ter um Povo casado com Ele, com intimidade, cumplicidade, coabitando junto.
    Esta dimensão de relacionamento é tremenda! E sabemos que as Bodas estão próximas.
    Para este grande evento, o Senhor começou o ensaio com Israel, aprimorou-o com a Igreja, dando plenitude às revelações hebraicas e agregando os gentios aos adornos nupciais e agora quer uma Noiva pronta. E esta Noiva preparada tem que se adequar aos requisitos do Amado. E qual é o requisito principal?

    O Povo de Israel foi muito bem instruído, através de Moisés, a não se misturar com as nações pagãs da terra: "e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses". (Ex 34:16)

    Por meio do apóstolo Paulo, o Senhor reiterou e ampliou este mandamento, declarando: "Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? (2 Cr 6:14-16)

  • O que isso nos fala?

  • O ensino aqui é que Deus separou e tem separado um Povo para si e que este povo não deve se misturar com o que não é divino. Este é o preceito bíblico para o casamento judaico e, consequentemente, para os seguidores do Messias Judeu, Yeshua(Jesus).

    - Mas o que tudo isso tem a ver com o assunto em questão?

    O fato é que Yeshua, como judeu, não contrairá núpcias em jugo desigual. Ou seja, Ele busca uma esposa do meio do seu povo. E o Seu povo é a Oliveira Verdadeira, que teve, sim ramos enxertados, mas continua com a mesma raiz, o mesmo tronco e é uma só (Ver Romanos 11:16-24).

    Traduzindo, a Noiva do Cordeiro é um só povo, chamado entre os descendentes físicos de Israel, os judeus, e acrescidos dos gentios redimidos pela fé em Yeshua(Jesus), o Messias de Israel. Mas se este povo estiver separado, será como uma noiva aleijada, mutilada, mal trajada, indigna.

    Por isso a unidade Igreja Israel é imprescindível. Ela sempre foi imprescindível. Mas hoje, mais do nunca, ela é urgente! E a razão é uma só: as bodas estão às portas! O dia do casamento está pertíssimo! E o Noivo aguarda, com expectativa, este momento.

    Por certo o Senhor Yeshua(Jesus) já deu o passo da vinda muitas vezes, mas provavelmente os anjos o cercam e impedem de vir, a mando do Pai, porque este diz: "a Noiva ainda não está pronta! Ela ainda não foi curada das suas mutilações, está dividida e ainda tem máculas, rugas e não é santa e irrepreensível. E eu quero uma Igreja Gloriosa!" (Efésios 5:27).

    Mas há um povo que me ouve e está se preparando. A Igreja Gentílica está se santificando das suas contaminações pagãs e voltando-se para as santas primícias. Já começa a haver uma busca de unidade Igreja-Israel e isso preparará o Seu caminho. Aguarde só mais um pouco!"

    O que mais dizer diante de tudo isso? Só nos resta atender ao chamado divino e crer, convictamente, que, sem Israel, a Igreja jamais poderá se desposar com o Messias de Israel, o judeu Yeshua. E "adquirir" Israel nada mais é senão resgatar nossas raízes judaicas e nos posicionarmos com atitude de amor, respeito e misericórdia para com o povo judeu e a Nação de Israel.

    Porque, tanto quanto os judeus devem nos respeitar como gentios alcançados pela Graça, nós devemos respeitá-los como os "amados por causa dos pais", "os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto e as promessas; de quem são os patriarcas e de quem descende o Messias segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém." (Rm 9:4,5)

    Fonte: (Biblia em Bytes)

    Se gostou comente!
    Agradecemos!

    "Graça e Paz!"
    Toni Campos

    Image

    Administrador

    Deixe seu comentário sobre o assunto, ajude a melhorar o site. Obrigado!

    Comentário

    God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex