TEMAS

A Violência e suas Origens - Parte I
17-Jun-2023
By: Biblia em Bytes
01 Comentários
Porque o mundo hoje é tão violento e porque as pessoas assimilam tão automaticamente a violência? Haveria um motivo oculto na história da humanidade para que tudo seja hoje assim?
Vamos refletir através de todo o Velho Testamento, observando que existem sim
motivos muito fortes para que o mundo seja tão violento quanto é hoje!
A origem da violência é até hoje desconhecida, pois vemos que ela não pode ser
"medida" da forma convencional e também ela só é notada a partir do momento em que pessoas se reúnem para dar vazão a esta manifestação da alma e espiritual
do ser humano.
Suas causas são diversas e suas conseqüências sempre trazem consigo
dor, angústia, ferimentos (quer sejam físicos ou na alma) e às vezes até a morte!
Consideremos então a violência, procurando sempre nos ater às suas causas, efeitos
e também às considerações bíblicas sobre isso.
A palavra "violência" na bíblia é HAMAS, que significa, "injustiça", ser violento com, tratar violentamente. A palavra é usada freqüentemente como idéia de violência pecaminosa. É também sinônimo de extrema impiedade.
Observamos que a primeira ocorrência desta palavra na Escritura ocorre em conexão com outro termo muito forte: Shahat, que significa cova, destruição, túmulo (corrupção).
A palavra liga-se com o conceito de Sheol (mundo dos mortos).
Em Genesis 6:11 lemos: "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência".
Aqui, literalmente, a terra (mundo) está na cova, no túmulo e se parece muito com o Sheol e por isso ela encheu-se de violência pecaminosa!
A associação feita entre "corrupção" e "violência" é assustadora e demonstra que o estado do mundo determina seus aspectos vivenciais e também atrai a ira de Deus!
No verso 13, o Deus Criador ordena o fim de todas as coisas. O motivo: a violência (hamas). O resultado: "...as desfarei com a terra...".
A palavra aqui traduzida por "desfarei" é Shahat e significa "levá-los ao túmulo, à morte".
Deus havia decidido acabar com tudo isso (o mal sobre a terra) e dar-lhe a retribuição por seus atos pecaminosos violentos: a morte eterna!
Isso fica claro aqui, pois somente oito pessoas (Noé e sua família) são salvos da grande catástrofe que vem sobre a humanidade!
A violência é uma das conseqüências da queda do homem. E é lógico que há
um interesse do inferno em intensificar cada vez mais a violência, pois
ela é contrária aos princípios bíblicos e desnecessária na resolução de
qualquer problema.
A violência está explícita na queda de Satanás: "Na
multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e
pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer,
ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas" (Ez 28:16).
Aqui ele peca por "transportar mercadorias"! Mas qual era a mercadoria que ele
vendeu aos outros anjos?
A traição ao Deus Eterno e a possibilidade de serem "deuses" como o Senhor! A palavra usada para traduzir "comércio" em hebraico é rekullâ que vem da raiz rakîl (caluniador)! Ou seja, ele conquistou "adeptos" através da mentira e calúnias contra o Eterno!
Estes atos fizeram com que sua natureza fosse transformada totalmente. Agora, o que aconteceu foi isso: Lúcifer, outrora parceiro do Deus Eterno se transforma em opositor violento à Deus e a tudo que lhe diz respeito!
Na Tanach (Velho Testamento) conhecemos NIMRODE, que é mencionado em Gênesis 10:8-12. Ele foi famoso por ter sido um poderoso caçador e guerreiro. O Dicionário Ilustrado da la Bíblia, em espanhol, Caribe, 1974, p. 452, diz que alguns autores associam-no com o deus Babilônico Ninurta.
A Bíblia diz: "O princípio do seu reino foi Babel, Ereque,
Acade e Calné, na terra de Sinear. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá... e Resen" (Gn 10:10,11).
Ela também diz que foi bisneto de Noé, filho de Cuxe o qual foi filho de Cão. Numa ministração, quando se travava uma batalha espiritual, houve uma "confissão" de um espírito das trevas.
Essa informação confirma o que o principado disse a respeito de Nimrode, isto
é, que o espírito de Nimrode entrou numa criança (o que foi associado com o início da Babilônia) e mais tarde, veio a ser um poderoso guerreiro.
O principado disse que Nimrode, o espírito, é um anjo caído, que é um grande guerreiro. Ele está encarregado de todas as forças Satânicas e está presentemente no segundo céu. Ele está engajado na preparação do exército de Satanás para o Armagedon.
A ministrante pergunta sobre NINRODE: "disse que é comandante geral de batalha e guerra das sombras". Ele tem objetivo de ganhar o Armagedon.
Nós podemos concluir então algumas coisas:

God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex