TEMAS

A BÍBLIA

/

No contexto judaico

Image

Porque Paulo prolongou sua reunião?

19-Jun-2023

By: Julia Blum

01 Comentários

O livro Atos 20 descreve um incidente dramático em Trôade. Enquanto discípulos locais reuniam-se para partir o pão, Paulo começou a falar, e ele "continuou falando até a meia-noite".
Essa reunião durou tanto tempo que um jovem sentado numa janela adormeceu profundamente e "caiu do terceiro andar". Paulo o levantou e o ressuscitou – mas por que essa reunião foi tão longa? E que tipo de reunião foi?


Quando foi a reunião?


A descrição dessa reunião se inicia com as palavras “No primeiro dia da semana”. A frase original em grego significa “no primeiro do Shabat”. Há somente uma noite que é considerada Yom Rishon – Primeiro Dia – no calendário judaico: a noite após o dia de Shabat; a noite de sábado. A noite seguinte já seria Yom Sheni – o Segundo Dia – pois os judeus contam os dias a partir da noite anterior.


Acompanhando a rainha


A descrição continua: “reunimo-nos para partir o pão”. Se eles se reuniram na noite de sábado, esse ato de “partir o pão” foi, de fato, a terceira e última refeição do Shabat, chamada de melave malka – “acompanhando a rainha”. Segundo a tradição judaica, Shabat é chamada 'Rainha' e essa refeição costuma seguir até tarde da noite, às vezes até a manhã.


A Terceira Refeição


Entenda ainda melhor o Novo Testamento


Mesmo hoje em dia, algumas igrejas celebram a eucaristia na noite de sábado. Esse costume se baseia em uma antiga tradição que teria se originado na Era Apostólica. Os primeiros fiéis judeus celebravam o melave malka e, em seguida, provavelmente respeitavam o fim do Shabat com a Ceia do Senhor... Atos 20:7-12


Israel Institute
of Biblical Studies

Quer aprender mais? Fale com:Julia Blum

Image

Administrador

Deixe seu comentário sobre o assunto, ajude a melhorar o site. Obrigado!

COMENTÁRIO

God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex