TEMAS
Jesus estava conectado às 12 tribos?
Em seu primeiro discurso em Atos, Pedro dirigiu-se às pessoas de duas formas diferentes: "Homens da Judeia" e "Homens de Israel". Alguns estudiosos pensam que essa dupla designação mostra que os judeus do século I ainda pensavam em Israel como constituída de suas tribos e não consideravam que as tribos do Norte estavam perdidas. A história das doze tribos começa em Gênesis... mas como ela se conecta a Jesus?
A Anunciação no Evangelho de Lucas
Algumas pessoas pensam erroneamente que as tribos de Israel deixaram de servir um propósito no Novo Testamento. Contudo, mesmo no início do Evangelho de Lucas, na anunciação da gravidez de Maria e do nascimento milagroso de Jesus, Gabriel diz: “Ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó” (Lucas 1:32,33). Não se engane: nas Escrituras Hebraicas, a expressão “povo de Jacó” sempre se refere às tribos judaicas – aos descendentes de Jacó/Israel.
Lucas conecta Jesus às tribos
A Anunciação em Lucas realmente conecta Jesus às doze tribos, o que significa que as tribos de Israel ainda são muito importantes no Novo Testamento. Encontramos uma prova adicional e poderosa disso no final do Novo Testamento. Aqui, lemos sobre os nomes escritos nas portas da Nova Jerusalém: "os nomes das doze tribos de Israel" (Apocalipse 21:12).
Veja o Novo Testamento a partir de uma nova perspectiva
Entenda ainda melhor o Novo Testamento
Os estudiosos não têm certeza se os judeus do século I esperavam que as tribos “perdidas” fossem “encontradas” e restauradas. Mas, claramente, elas foram importantes nesse momento: é por isso que encontramos genealogias dessas tribos na literatura sobre o Segundo Templo. Além disso, no Novo Testamento, quase todas as tribos são mencionadas pelo nome.

Israel Institute
of Biblical Studies
Quer aprender mais? Fale com:Julia Blum
1 Comentário
Administrador 17 Jun 2023 at 11:30pm
Deixe seu comentário sobre o assunto, ajude a melhorar o site. Obrigado!
God In a Cup Book - ® Direitos Reservados - Designed by HTML Codex
